• Feminismo Negro – Solidão da Mulher Negra, Aborto, visibilidade, etc

    Feminismo negro é um movimento político e social, protagonizado por mulheres negras visando suas demandas exclusivas e emergentes. Seu início foi na década de 70 a partir de reivindicações de mulheres negras, uma vez que as pautas do feminismo,movimento crescente na época, contemplava apenas pautas de mulheres brancas e não dava uma real visibilidade a quem estava (e sempre esteve) à margem de reivindicações e atenção.

    Um dos meus intuitos ao se falar de feminismo aqui no blog e canal é trazer visibilidade e dar voz a diferentes vertentes e mulheres. Por isso, para falar sobre feminismo negro, convidei a Neggata para um bate papo que foi dividido em dois vídeos: O primeiro sobre visibilidade de influenciadoras negras na internet e o segundo sobre solidão da mulher negra, aborto, e demandas.

    Feminismo Negro

    Conheci a Neggata ao acaso procurando feministas no YouTube, e descobri que somos da mesma cidade e estudamos na mesma universidade. Demorou um pouco a gravação por problemas de logística, mas finalmente a série saiu!

    Vamos lá?

     

    É muito importante nós, mulheres brancas, ouvir, entender e discutir sobre o feminismo negro e suas pautas, pois são essas ações que nos incluem como parte do problema, desde a sua origem até suas ramificações. Uma vez tomada a consciência da dimensão do problema, é importante também trabalharmos juntas visando resoluções.


    Segue uma lista de links interessantes sobre o assunto:


    Vocês podem conhecer o canal da Neggata clicando aqui, e também seguir pelo Twitter, Instagram e Snap @neggata.

    Até mais!

    Comentários

    Powered by Facebook Comments

    Deixe o seu comentário!

    O seu endereço de email não será publicado • Campos obrigatórios não podem ficar em branco