• #KeepItCurly: Tipos de cabelo

    Olár meninas! Desculpem o sumiço, sei que prometi posts sobre cachinhos e estou em falta com vocês! O post de hoje seria pra ~ensinar~ técnicas para cachear cabelo em transição, mas achei melhor apresentar esse primeiro pra esclarecermos uma coisa muiiiiito importante: a aceitação.

    Vejo muita gente achando que cabelo cacheado só presta se tiver raiz lisa, o que desmotiva muita guria de fazer transição por ficar na neura de que “seu cabelo é ruim”. Honestamente, não existe cabelo feio: existe cabelo que não conhece os produtos jequiti sem cuidado específico.

    E aceitar seu tipo de cabelo é um passo muito importante na transição e na vida. Pare de chamar seu cabelo de ARMADO. Seu cabelo é volumoso e volumoso é lindo! Ah! E outro fator que vejo tanta guria sofrendo: FRIZZ. Eu tinha ódio de frizz. Dá pra diminuir? Dá! Mas ele sempre vai estar presente de uma forma ou de outra. Então aceite o danado do frizz também. Cuide para evitá-lo, mas não odeie seu cabelo por isso!

    O que eu faço e recomendo: umectação e/ou hidratação pelo menos uma vez na semana, pois quem tem cabelo cacheado sabe como os fios ressacam por qualquer coisa.

    Fiz a classificação como tipo de cabelo e não de cachos (só não coloquei o 1A, 1B e 1C porque são os lisões mesmos). Agora vamos as IBAGENS:

    TIPO 2Tipo 2: São cabelos com ~ondas~. Esse tipo de cabelo começa sempre com a raiz lisa e logo formam ondas suave que algumas vezes podem terminar com cachos um pouco mais abertos nas pontas. Tendem a ser oleosos, porém de fácil modelagem (chapinha, babyliss, fitagem). Uma coisa que eu AMO nesse tipo de cabelo é a cara de “acabei de sair da praia” que ele tem!

    TIPO 3A partir do Tipo 3 acredito que o problema “falta de oleosidade” e frizz se inicie. Tanto eu quanto outras gurias dos grupos de cabelos cacheados notamos isso e fazemos umectação  uma vez na semana (com azeite ou outro óleo vegetal. Meu favorito é óleo de coco!)

    3A – Cachos bem abertos, com definição média e volumosos (vale lembrar que não estou considerando nenhum método de finalização pra definir os cachos!). Normalmente possuem frizz e raiz lisa, mas também são muito práticos pra modelar. Recomendo cremes mais leves (Yamasterol, Skala…)

    3B – Cachos médios, mas bem definidos e com pouco volume (acredito que por ser mais pesado por conta dos cachos). Fios geralmente finos e tendem a ressecar bastante na parte de trás da cabeça. Cremes mais leves pra esse tipo também (Yamasterol, Skala…)

    3C – Eu amo tanto esse cabelo! São cachinhos bem fechados e apesar do peso tem um volume maravilhoso! Tendem a ter um frizz maior do que o os outros dois tipos, mas nada absurdo, pois se misturam bem com os fios. Esse tipo de cacho segura melhor ao ser finalizado com um creme mais espesso e um bom gel finalizador.

    TIPO 4

    ▲ 4A – Cachos finos e bem definidos, parecem molinhas. Lembra muito o 3c, só que os fios são mais grossos. Precisa de MUITA hidratação e umectação, pois sua tendencia é ressecar facilmente. Cachos volumosos (para noooossa alegriaaaa) e quando longos são bem pesados. Define bem com cremes grossos (Seda, Elseve…)

    ▲ 4B – Cachinhos beeeeeeem fininhos e um pouco mais difícil de definir, pois os fios são mais densos. Vejo muita menina usando o famoso bigudim para criar cachos bem definidos e mais largos.  Possui um ótimo volume e fica maravilhoso com acessórios como turbantes e presilhas.

    ▲ 4C – Irmão gêmeo do 4b e outro tipo que AMO! Ele não é naturalmente definido com cachos, mas também é fácil de ser modelado com bigudim, twist ou coquinhos. Meu tipo favorito de penteado pra esse tipo é definitivamente o black power!

    Agora que vocês conhecem um pouco sobre os tipos de cabelo, fica mais fácil passar pra próxima fase: cremes e modos de definir cachos. Se você tiver algum desses tipos de cabelo e quiser que eu incremente o post, me avisa comentando aqui no post ou no facebook!

    Beijo grande e até semana que vem!

    ♥♥ Me acompanhe aqui: Instagram Facebook ♥♥

    [fbcomments]

    8 comentários

    1. Bruna Lima disse:
      11/27/2014 às 16:32

      Jessicat eu tenho a sensação que meu cabelo é tipo, dois tipos: partes 3A e partes 3B. Existe uma explicação pra isso e algo que possa ser feito? 😀

      • Jessica disse:
        11/27/2014 às 22:48

        Oi gatenha :3
        Então, meu cabelo vai de um 3A a 3B também com alguns tufinhos atrás 3c/4a! Isso e normal no cabelo cacheado porque ele é bem misto. Se eu faço fitagem no cabelo todo, na parte mais 3c/4a eu faço o “dedolis”, pra definir bem. Mas não tem jeito: o negócio é testar vários métodos de finalização pra ver qual o melhor tipo pro seu cabelo! Mas a melhor coisa da minha vida cacheada é definitivamente o óleo de coco <3

    2. Raquel disse:
      12/01/2014 às 12:36

      Jess meu cabelo e 2A mas ele é cacheado nas pontas. Fica cachinho msm, mas bem pequenos. Parece cabelo de nenem, quando ta começando a crescer. Tem alguma tecnica vc possa ensinar pra chachear mais um pouco pq fica zona. Uns fios cacheadinhos e outros só ondulados.

      • Jessica disse:
        12/03/2014 às 22:39

        Oi Raquel! Logo menos farei um post com técnicas pra cachear melhor! Mas se estiver muito ansiosa, procura por “Fitagem” no YouTube e achará vários vídeos ensinando a técnica. Depois me conta se funcionou pra você. Beijo grande <3

    3. nina disse:
      12/05/2014 às 21:19

      As fotos dos ondulados estão bem erradas. Todos aqueles são 2a com finalizações diferentes. E o fator oleosidade varia bastante de 2a pra 2c. O meu mesmo é um 2b com 2c e naturalmente ressecado, e essa é a situação da maioria das pessoas que têm esse tipo de cabelo.

      • Jessica disse:
        12/09/2014 às 12:37

        Oi Nina, obrigada pelo comentário! Mesmo que em todas as fotos eles sejam 2A e as finalizações sejam diferentes, explica bem o que eu queria mostrar já que a finalização remete aos outros dois tipos. Quanto o fator oleosidade: perguntei pra algumas meninas com mesmo tipo de cabelo e a maioria me respondeu que tinha de lavar dia sim dia não por conta da oleosidade e por isso mesmo coloquei a frase “tendem a ser oleosos”. Beijo grande!

    4. Hercli disse:
      12/15/2014 às 15:15

      Depois de ler alguns artigos sobre cabelos cacheados tenho que comentar , meu cabelo é o 3A cor natural castanho claro , mas pinto de ruivo acobreado quase que a vida toda e não aliso de jeito nenhum e escova nunca nem para “variar” como algumas meninas pedem vario sim com penteados uso palitos de cabelo , faço coque , trança e outros ,onde vou elogiam o meu cabelo e eu amo muito o meu cabelo cacheado cuido dele , hidrato bastante , uso finalizadores e sempre corto com um profissional que saiba cortar cabelos cacheados , tenho amigas que querem alisar o cabelo porque acham que é muito trabalho cuidar de cachos e isso não é verdade cuidar do seu cabelo é cuidar de vocÊ , irei indicar o blog para minhas amigas que são alisadas .Bjs

    5. Débora Cunha disse:
      12/17/2014 às 12:18

      Boa tarde meninas! Tudo bem? Gosto bastante de acompanhar vocês.
      Mas quando vi essa postagem tive que comentar uma coisa…rs
      Eu não sei de onde são as referências de vocês, mas o 3C, 4A, 4B e 4C estão errados.
      Primeiro porque o cabelo da Tais Araujo na foto usada está com babyliss e o cabelo NATURAL dela é um 3C, mas não como o da foto.
      Segundo, o cabelo da Sheron Menezes também é um 3C e não um 4A.
      E por último e não menos importante, as colocações para 4B e 4C estão extremamentes erradas, porque vocês usaram a mesma pessoa para se referir a um mesmo tipo de cabelo. O Cabelo da Solange é um 4A/B e não 4C. Usaram a mesma pessoa para tipo de cabelos diferentes.
      Não é querendo ser chata, mas muita gente vai vir aqui e ter esse post como uma referência!

      Espero te ajudado!
      Mega beijo!!!!!

    Deixe o seu comentário!

    O seu endereço de email não será publicado • Campos obrigatórios não podem ficar em branco