Falta de interesse sexual – pergunta dos leitores

Olá!!! Dando continuidade aos post sobre relacionamento e sexo, hoje irei fazer um post dedicado a uma mensagem de um leitor com uma dúvida sobre esse tema.

Mensagem do leitor:

“A minha esposa não demonstra interesse sexual nenhum,

ela é totalmente passiva na cama, o que e faço?”

frigidez

 

Antes de pensar no que fazer diante desse problema é bom tentar perceber as causas.  Vários fatores podem inibir o apetite sexual que vão além da falta de amor (que é o fator que pensamos erradamente como causa principal).

Existem causas orgânicas, como falha hormonal, doenças ou infecções,  transtornos psiquiátricos crônicos como a depressão, utilização de remédios que tem como efeito colateral a diminuição da libido. É importante saber que as causas orgânicas são a minoria dos casos e geralmente espera-se que seja uma causa orgânica para se livrarem da culpa e para obterem uma solução milagrosa.

Causas psicológicas e emocionais, como situações traumáticas ao longo da vida como abuso sexual, estupro. Repressões sexuais antigas, ligadas a não permissão do sexo. Essa é uma causa muito comum entre as mulheres na nossa sociedade, que crescem associando o sexo a  algo feio, a pecado.   Conflitos conjugais constantes, falta de comunicação entre o casal, falta de interesse em descobrirem o que da prazer ao outro.

E existem também fatores culturais, onde as causas estão além da pessoa, como falta de educação / orientação sexual, com isso surge o medo de engravidar, por exemplo. Rotina pesada causando demasiado cansaço, fazendo não sobrar energia para a pessoa se estimular sexualmente.

Essas causas deverão ser investigadas e tratadas com o profissional competente.  Com relação ao que você pode fazer, meu conselho é ajudar a sua esposa a explorar o próprio corpo. Pode ser algo difícil no começo, mas com jeitinho e carinho você pode ir fazendo com que ela se sinta bem com o próprio corpo. Fujam um pouco das relações sexuais só com penetração. Explore o corpo dela, descubra as partes que dão mais prazer.

Evite as cobranças, faça ela se sentir bem e não pressionada. Procure investir nas preliminares. Descubra o que reforça a sua esposa, o que a deixa feliz. Vá devagar, faça um jantar romântico, abuse dos beijos, carinhos, massagem.  Explorem suas fantasias. Tente dar um orgasmo a ela só massageando seu clitores. Se tiverem dificuldades, usem um vibrador para estimular essa parte.

Não há nada que não seja resolvido com muito amor e carinho. Muitos casais largam totalmente o carinho e romantismo. Tem dias e horas marcados para fazerem sexo e vão direto para penetração sem trocar um beijo. Isso com o tempo vai apagando o fogo de qualquer um. A libido do homem é mais fácil e direta. As mulheres no geral, precisam se sentir amadas, desejadas. Precisam de algo que estimulem sua libido.

Cada mulher é um universo diferente, então tente descobrir os desejos da sua. Se você acha que está fazendo tudo isso e mesmo assim o problema persiste então é aconselhável vocês procurarem juntos um terapeuta sexual que irá investigar as causas e farão um tratamento adequado.

Abraços e até a próxima!

 

Comentários

Powered by Facebook Comments

Sobre a autora:

Brasiliense de 28 anos, Aka Suzikill. Sou formada em psicologia pela UnB e, como boa psicóloga, sou meio louca e adoro ouvir as pessoas. Gosto de rock, patins, xadrez, seriados, fotografia, vinho… Toco violão e violino e adoro jogos on-line, sou viciada em League of Legends!

Comments

  1. Oi Suzana, tudo bem? Achei bem legal voce abordar esse tema.
    Eu tenho um pequeno problema com isso , as vezes fico explodindo de vontade , mais em outras eu só quero dormir. Perguntei pra minha gineco se era normal, e ela me disse que seria por causa do anticoncepcional que estou usando, até brinquei que poderia existir um remedio que funcionasse ao contrario, não inibindo o tesão né kkk. Expliquei pro meu namorado e agora, começamos a investir muuuuuuuito mais nas preliminares e tem funcionado bastante . Mais ainda tem dias em que se demorarmos muito e eu estiver com mt sono, eu não funciono. Mais percebi tbm que sinto mt mais tesao de manha. kkkk Mais os homens precisam conversar com as parceiras ver o motivo, oque esta acontecendo e tentar resolver, meu namoro passou por uma crise bem feia, e foi atraves do papo que estamos juntos até hoje.

    beijos

Speak Your Mind

*