• Perigos da Selagem / Selante nos Cabelos

    Pouco se fala sobre os perigos da Selagem / Selante nos cabelos. Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu sou adepta às selantes, pois acho um alisamento mais sutil e funciona como uma hidratação pra mim. Há uns três meses fiz minha última aplicação, e faço selante há uns 4 anos ou mais. Os efeitos da selante foram quase todos embora, bom, ao menos os positivos.

    Selante (ou selagem) é nada mais nada menos do que uma técnica de alisamento, onde fixa-se a queratina e outros componentes nos fios, selando a cutícula dos cabelos, seja com o pH, formol, ácido glioxílico ou outros princípios.

    O grande problema da selante é que ela altera a estrutura dos fios. Com o tempo, o cabelo pode até parecer saudável, mas a quebra, opacidade e ressecamento aparecem. O mais comum é a raiz oleosa, pois os fios não conseguem mais absorver os lipídios produzidos pelo couro cabeludo.

    Outro problema bem comum é o aparecimento de Tricorrexis nodosa, aqueles pontinhos brancos que aparecem nas pontas e que se quebram, sabe? Ou seja, você investe num cabelo mais liso, saudável e brilhoso, e meses depois os problemas aparecem. Devem ser levados em consideração outras químicas no cabelo, exposição ao sol, danos físicos e químicos, mas é importante frisar que os componentes da selante podem conter substâncias que prejudicam os fios, especialmente se há formol.

    ALERTA FORMOL.001
    Essa reportagem no fantástico mostra bem porque o cheiro de alguns produtos é bem sutil, e ao escovar e pranchar o cheiro de formol aparece MESMO NÃO LISTADO NA COMPOSIÇÃO. Esses são os efeitos no cabelo, imagina na sua pele, pulmão, capilares…

    O aquecimento de algumas selagens LIBERA o formol da fórmula e então a agressão irreversível no cabelo acontece.photo 2

    Nas partes mais secas do meu cabelo, os sinais da selante são bem fáceis de identificar: É a região mais lisa e quebradiça. Claro que também é a região onde mais passo a mão, onde toma sol, onde escovo mais, etc. Veja onde o cabelo tem menos efeito residual da selante, há mais brilho juntamente com as ondas:

    cats E é justamente nesses dias que me dá vontade de refazer a selante. Não dá, gente! O cabelo fica sem forma, feio, estranho. Eu queria aguentar um ano sem, mas acabo me rendendo à praticidade e faço de novo. Já usei selantes da cadiveu, inoar e outras e sempre fico com o mesmo efeito no cabelo.

    Hoje no dia a dia eu acabo escovando ou cacheando o cabelo pra dar uma modelada e não ficar no meio termo. Meu cabelo sem nenhum alisamento é assim: 1203336565_f

    Chorem comigo :~ Preciso de forças pra abandonar esses alisamentos. Imagino que é PIOR ainda pra quem tem cabelo crespo e usa progressiva. E aí, meninas? Vamos abandonar as tais selantes? Você já largou algum alisamento? Conte pra gente como foi.

    • VEJAM ESTES POSTS:

    Melhorando cabelos emborrachados e elásticos

    Como acabar com a porosidade e ressecamento do cabelo – Dicas caseiras

    Pontinhos brancos no cabelo

    [fbcomments]

    99 comentários

    1. Priscila disse:
      11/12/2013 às 18:34

      Gleici, esses efeitos negativos aparecem no cabelo só de usar uma única vez selante? Tava querendo fazer, pra tirar umas marcas feias que estão aparecendo no meu cabelo, mas como ele tem tinta, tenho medo das pontas ficarem horríveis

      • gleici disse:
        11/12/2013 às 19:30

        acho que varia de caso pra caso, sabe? de grossura de fio, de outras químicas, etc

      • Dani disse:
        11/14/2014 às 11:04

        a selagem também discora o cabelo…

    2. Alê disse:
      11/12/2013 às 18:45

      Larguei o tioglicolato,doeu pq eu cortei mais da metade dos meus longos cabelos,agora estão em cima do ombro com zero química, e estou reaprendendo a cuidar dele(foram 9 anos de química), mas vc tinha um cabelão maravilhoso heim….

      • gleici disse:
        11/12/2013 às 19:29

        o seu é lindo demais :~ vc usa algum ativador de cachos?

        • Alê disse:
          11/12/2013 às 22:11

          Deva curl e outras coisitas mais…hahahah, to sonhando com ele comprido…alias, cheguei a ver o seu ruivo e comprido muito show qd resenhou uma ampola da BC, foi assim que descobri o seu blog, queria uma opinião sobre essa ampola.Mas ó, vc consegue sim parar de fazer selagem,vai escovando, modelando e qd ver…já foi.

    3. Carol disse:
      11/12/2013 às 19:44

      Caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa seu cabelo era muito lindo e gigante.
      Estou lutando pra deixar o meu desse tamanho.

      Antes eu fazia escova progressiva no cabelo todo, ATÉ que eu inventei de fazer uma definitiva e o meu cabelo ficou o Ó, ficou ridículo, sem movimento, fino, parecia que eu tava com o cabelo chapado 24h. Cortei bem curto, mas por erro da cabeleireira mesmo que cortou perto do queixo quando eu queria no ombro.

      Hoje só faço na franja. Uso a G hair da inoar, acho um ótimo produto e deixa o meu cabelo brilhoso.
      No restante do cabelo está meio liso/ondulado.

      • gleici disse:
        11/12/2013 às 19:51

        aeiaehiaehaeuih grande, gigante e banhado na tinta preta.

      • Luíza disse:
        11/13/2013 às 7:53

        Há uns 5 anos atrás eu comprei um selante e levei na cabeleireira pra aplicar, foi caríssimo, mas eu queria algo de qualidade que não danificasse meus cabelos, na primeira apilicação meus cabelos ficaram ultralisos, meu cabelo é volumoso e ondulado, mas nunca teve forma definida motivo pelo qual desde q surgiram as chapinhas faço uso sistemático. Como meu fio não é crespo mas era grosso ele ficou pra lá de lindo, fiz mais duas aplicações e pronto: acabei com meu cabelo!!! ele ficou fino, fraco, enrijecido e opaco, ele quebrou nessa parte de cima pra traz (onde o seu está danificado) e acreditem se quiserem, até hj não se recuperou embora eu não tenha feito mais nenhum alisamento. A textura do meu cabelo mudou totalmente e eu me arrependi bastante de ter feito a química. Hoje ele está recuperando o brilho e maleabilidade graças às diquinhas da Gleicy (azeite de oliva, bepantol, glicopan) mas por muito tempo era como se eu estivesse com o cabelo de outra pessoa na cabeça.

    4. Bella disse:
      11/12/2013 às 19:56

      Gleici, usei uma vez a que você inclusive fez resenha aqui, a plástica dos fios da Cadiveu, no primeiro mês meu cabelo ficou LINDSAY e quando passou o efeito ficou parecendo cabelinho de milho X~(
      Aí depois fiz um tal 30 dias liso (que não tem formol, diz ~realinhar~ os fios), não lembro de que marca, que meu cabelo passou 2 semanas marromenos liso e depois voltou a estaca que estava.
      Tive que cortar muito as pontinhas pra voltar a ver felicidade no coitado =/

      E larga esse trem sim que é só maquiagem! =(

      • gleici disse:
        11/12/2013 às 20:15

        ah parece que a selante te faz escrava, sabe? vc tem que usar e usar e usar

    5. Carol disse:
      11/12/2013 às 20:00

      Gleici, não sei te ajudar, pois nunca usei esse tipo de produto, mas se ajuda dizer: amei seu cabelo cacheado! Meu sonho, já que meu cabelo é um liso tão fino que arma na frente! Ninguém merece! Sempre quis um cacheado bonito assim!
      Beijos

      • gleici disse:
        11/12/2013 às 20:13

        ai menina, é cada coisa que a gente faz e se arrepende, né?

        • genilma disse:
          10/28/2015 às 15:08

          Olá. Meu cabelo é fininho e ondulado, mas tenho frizz, mas nunca usei química. Tenho medo de bagunçar meu cabelo todo, mas queria uma solução pra tirar os frizz sem agredir tanto o cabelo

    6. Dani disse:
      11/12/2013 às 20:19

      Gleici, sabe porque seu cabelo pode estar quebrando por conta da selante? Como vc disse por conta do formol, mas o mais importante: excesso de química porque qdo vc refaz a selante vc passa no seu cabelo todo de novo né? O certo seria retocar a raíz.

      Ou seja, faça uma progressiva boa, daquelas que alisam o cabelo de uma vez só e quando for necessário apenas retoque a raiz, vc vai vê a grande diferença que dá.

      Eu estudo cabelo e essas químicas, e elas podem ser nossas amigas se usadas de forma correta.

      Selante é bom pra quem tem apenas ondas no cabelo, pois irá alisar.

      • gleici disse:
        11/12/2013 às 20:21

        eu to só retocando mesmo. na verdade, só pinto todo quando mudo de cor. sim, químicas combinadas nao sao boas pros fios

      • Fernanda julia disse:
        12/24/2015 às 0:37

        Genteeee tenho um cabelo cacheado como o da foto la em cima.. Mais acho meu cabelo muito volumoso o que vocês me recomendam fazer?

    7. Nádia Nascimento disse:
      11/12/2013 às 21:33

      Achei seu cabelo sem química lindo… eu fiz um ano mês passado sem formol, cortei bastante o cabelo e já cresceu muito… e graças a Deus estou livre dessa prisão que são os alisamento… no início são mil maravilhas depois meu cabelo ficava uma palha, resolvi largar e assumir meus caracóis, rs.

      Beijos

    8. Elisabete disse:
      11/12/2013 às 23:19

      Ainda sou adepta do relaxamento (hidroxido de sódio) e já larguei as progressivas pra ficar no selante. Atualmente estou no cronograma capilar e não sinto falta do selante, acho que só relaxar e tratar resolve, mas caso eu faça novamente também utilizarei algum produto sem formol (apesar do formol ter o melhor efeito, precisamos bani-lo de vez). Amei seu site, parabéns!

    9. kacau disse:
      11/12/2013 às 23:26

      Meu cabelo é ondulado e loiro escuro naturalmente, pinto e faço escovas progressivas há 7 anos, faz 1 ano que descolori o cabelo para mudar o tom de vermelho p/ cobre e mudei também de formol para carbocisteína, o resultado foi muito bom, mas meu cabelo sofre até hoje com a descoloração, ou será formol embutido na escova de carbocisteína?

    10. Luciana disse:
      11/13/2013 às 6:36

      Ola Gleici, estou passando pela mesma “luta”… rsrs
      A Maquiagem capilar que as progressivas fazem parecem ser saudáveis e deixam o cabelo com muito brilho e o liso tao sonhado (principalmente pela praticidade).
      Porém, o outro lado que as propagandas nao contam, é que o cabelo é “embalsamado” (pra isso que o formol é usado ne?!), e isso impede que o fio receba hidrataçao e nutriçao!!!
      Depois que a “maquiagem” começa a sair, vemos o real estado do cabelo… eu estou há quase 1 ano sem progressiva, e descobri que existe um universo de cacheadas se levantando e dizendo nao à quimica, e abraçando a naturalidade e liberdade dos cachos!
      Existem salões especializados em cabelos cacheados que podem te ajudar tambem.
      Eu conheci o Floreal Salon, que usa o metodo Deva Curl, e me apaixonei!
      Está me ajudando muito nessa fase de transiçao!
      Boa sorte, seja firme e nao desista!
      Seu cabelo natural é lindo, Deus te fez perfeita do jeito que voce é!
      Aprenda a cuidar da sua beleza natural, e vc vai ver como o mundo vai se abrir para vc.

      Beijos.

    11. Duanne Mendes disse:
      11/13/2013 às 7:08

      Gleici já larguei, e minha história é essa:
      Passei pela transição da seguinte forma, (não que eu esteja recomendando isso), eu fazia escova extense da loreal fica um liso muito bonito e talz… vide foto sem chapinha: http://migre.me/fBFyu
      Só que por ser muito cara fui desanimando. Então pensei em ver de qual era a do cabelo natural, fiquei usando chapinha e com os cabelos longos até uns 6 dedos de raiz natural, aí me deu a louca e resolvi cortar bem curto, passei de um cabelo quase no quadril pra um channel desfiado mais curto atrás e maior na frente, pois tenho muiiiiiiiiiiiito cabelo e além de tudo os fios bem grossos, por ainda haver umas pontinhas lisas ele ficou assim: http://migre.me/fBFVp , continuei na escova e confesso que eu adorei o corte depois de 20 anos usando cabelo gigante!
      Depois que tirei todas as pontinhas assumi meus cachos, que não são tão cacheados assim, estão mais pra ondulados, olha foto aqui: http://migre.me/fBFZw e aqui um pouco maior http://migre.me/fBFZ8
      . Aíííí, como sempre quis ser ruiva, mas não queria misturar químicas pintei meu cabelo e me sinto a Mérida kkkk! http://migre.me/fBFXV
      Enfim esse processo todo demorou 2 anos, mas tem uma hora que o cabelo parece que engrena e cresce que vc nem percebe =]
      Beijos e espero que você abandone esses selantes, força que vai dar tudo certo!
      Obs.: tem dias que você vai querer raspar pela falta de forma, mas, relaxa cada dia um cabelo diferente! Kkkkk

    12. Dani disse:
      11/13/2013 às 7:20

      Caramba Gleici, sempre acompanho seu blog e estava querendo saber exatamente sobre isso…o Post caiu como uma luva!!! Estava com meu cabelo sem alisamentos nenhum e gosto dele com ondas (não chega a ser cacheado) porém o cabelo ondulado/cacheado é mais trabalhoso para cuidar e ficar bonito…o liso é mais prático para a correria do dia a dia. Então resolvi fazer a selagem sem formol para ver se fica mais fácil para deixar ele solto sempre. Mas fiz segunda agora. Porém não quero nada definitivo pois gosto do meu cabelo ondulado. Depois de ver você falando isso vou tentar não fazer de novo depois para não mudar a estrutura do meu cabelo ondulado (que gosto) e não quero ser escrava. Como meu cabelo tem o fio grosso e fiz uma vez só acho que sai tudo depois de um tempo né???!!! bjs

    13. mel disse:
      11/13/2013 às 9:18

      Gleice que madeixas lindas! O meu cabelo natural não é tão lindo quanto o seu mas larguei mão de qualquer química, infelizmente como fiz relaxamento o jeito é cortar então irei deixar a parte natural crescer e cortar até o ombro sem dó, acredito que essa é a única chance pra alisamento, cortar.

    14. Mayara disse:
      11/13/2013 às 13:07

      Oi, Gleici! Tudo bem?

      É a primeira vez que comento por aqui, mas já te acompanho há um tempo 🙂

      Passei toda a minha “juventude” fazendo esses alisamentos/progressivas/afins, pois não aceitava os cabelos cacheados. No fim das contas, acabei virando escrava do procedimento e a saúde dos meus fios foi se deteriorando.
      Há alguns meses, depois de sofrer um corte químico severo e quase ficar careca por conta de uma química de alisamento mal sucedida, resolvi me livrar de vez de tudo isso e foi a melhor decisão que já tomei! Aprendi a cuidar corretamente dos meus cachinhos e eles estão super saudáveis (ainda que curtinhos).

      Já viu o vídeo “Formol e os Cartéis dos Alisamentos”, da Grandha?
      http://www.youtube.com/watch?v=B43_fqr4wOw
      É muito bacana! Bem esclarecedor, do tipo “tapa na cara da sociedade”.

      Ps: Seu cabelo natural é lindo!

      Beijos :*

    15. Anna Júlia disse:
      11/13/2013 às 16:28

      Minha história rapidinho: meu cabelo é muito parecido com o seu. Há uns 4 anos atrás, fazia selagem de 3 em 3 meses e chapinha quase todo dia. Pintei de vermelho (vermelho mesmo, não ruivo-lindo-laranjinha). Selagem. Chapinha. Escova. Selagem. Fiz uma progressiva com formol também.

      Resultado: minha franja ficou tão, mas tão fraca que caiu INTEIRA e eu fiquei só com um tiquinho de cabelo na parte da frente ): Foi horrível! Tinha que usar faixa todos os dias para ir ao colégio. Meu cabelo ficou um lixo! O cabeleleiro disse que não tinha mais solução e cortou perto da orelha e daí comecei a cuidar.

      Faz muuuuuuuito tempo que não uso chapinha. Hoje vivo à base de escova na franja (eu mesmo faço), argan + reparador de pontas da metade do cabelo pra baixo e hidratação quando eu lembro auhauhauhau
      Eu amo meu cabelo hoje! Uso minhas ondulações (nem cacho nem liso mimi) naturais como vieram ao mundo e todo mundo sempre elogia. E o melhor: me faz bem e feliz! (:
      Seu cabelo é lindo! Aprende a domar suas ondas/cachos e se joga no natural mulher <3

      • Anna Júlia disse:
        11/13/2013 às 16:29

        Ah! O cabelo virou um lixo só também, principalmente da metade pra baixo :/

    16. Erica Nascimento disse:
      11/13/2013 às 18:31

      Gleici, fui usuária de progressiva e selante por durante 4 anos.
      No meu caso o uso era quase intensivo, trabalhei neste período em salão de beleza, daí já sabe, mal a raiz dava aquela onduladinha já se fazia necessária a progressiva. Tive sérias consequências, problemas alérgicos se tornaram mais frequentes e os cabelos começaram a cair.
      Precisei tomar uma atitude, larguei de mão tais métodos de alisamento e conheci outros produtos que tem o mesmo propósito, mas, resultado de maior eficácia, mantendo a estrutura do fio e um alisamento além de uma aparência natural, visualmente perfeito.
      Deixo aqui a marca responsável pela felicidade que tenho hoje com minha cabeleira que hoje é linda! *–*
      Marca – Kaax Produto – Blindagy 3D (TOTALMENTE SEM FORMOL – blindagem 3D e escova tridimencional)

      Uma outra marca mais conhecida onde o produto é de fácil acesso para compra.
      Marca – Salon Line Produto – Exxa Marroquina (produto a base de cisteína)

      Espero ter ajudado
      Bjuxx

    17. Carla Marques disse:
      11/14/2013 às 13:31
    18. Rachel disse:
      11/14/2013 às 15:27

      QUAL A DIFERENÇA DE SELANTE E PROGRESSIVA?

    19. Mari disse:
      11/14/2013 às 22:55

      Fiz aquele do cadiveu (?) duas vezes. A primeira achei maravilhoso, meu cabelo tava super leve, bonito. Quando deu um pouco mais de três meses, ficou pior que antes. Super seco, desidratado. Até a cabeleira perguntou o que tinha acontecido.
      Fiquei um tempo com o cabelo horroroso – tentando tudo que era creme – até que consegui fazer de novo (pq a cabeleira tava cobrando demaisss porque tenho muito cabelo e não conhecia mais ninguém que fazia né). Ai era pra ter saído em junho/julho e está até agora! Meu cabelo ainda tá liso e leve, não tá seco nem desidratado nem nada.
      Beijoss

    20. Nani Freitas disse:
      11/16/2013 às 11:45

      Oi Gleici.
      Eu nao consigo largar a progressiva.
      Se eu passo do tempo de fazer tenho que apelar pra chapinha, e meu cabelo é mt fino então ele resseca mt as pontas e fica feio.
      No meu cabelo, a progressiva dura uns 7 ou 8 meses dependendo dos meus cuidados (hidratação e pá) . então faço praticamente uma vez ao ano, e não vejo problemas. Meu cabelo fica cheio de vida e brilho.

      Graças a Deus , ele fica mt bem depois da progressiva, e se fico sem ele vira o Demo cmg aushuiahsuih

    21. Glaucia disse:
      11/16/2013 às 12:26

      Oi Gleici!
      Eu faço a chamada escova inteligente,que eles dizem não ter formol,mas todos sabemos que deve ter,nem que seja pouco…
      Enfim,realmente o cabelo muda,fica mais frágil,mais fino,mas é muuuito difícil de largar mesmo!
      Porque fica bem mais prático quando a gente faz uso desse tipo de produto né,mais rápido de arrumar…Meu cabelo é ondulado,indefinido,rsrs então é complicado…
      Mass,você não acha que se usarmos produtos REALMENTE bons tipo,Keune,Joico,Schwarzkopf(essa última já usei a máscara Repair Rescue Bonacure e é ótima,dá uma encorpada nos fios,sabe?!) já é uma grande ajuda?? Encomendei o reconstrutor da JOICO,e está para chegar,vamos ver se é bom…Você tem algum produto legal para indicar?

      Aproveitando para dizer que eu adoro o seu blog e vc é uma linda,seu cabelo ruivo é um charme,really! *.*
      Bjs!

      • gleici disse:
        12/30/2013 às 12:19

        o que vc achou desse da joico?

    22. Aline disse:
      11/20/2013 às 15:26

      oi eu mexo no meu cabelo a um tempo, e fiquei preoculpada com a noticia q ocorreu sobre a selagem, pois eu gosto de alisar,meu cabelo era cacheado e dai deu vontade de alisar..Mas agora ele tah caindo muito,. O q eu faço? Fazer a raiz faz mal tbem pro cabelo?

    23. Ana disse:
      11/27/2013 às 17:51

      Oi, Gleici!
      O meu cabelo é muito parecido com o seu cabelón antigo. Ele só está mais curto, um pouco mais volumoso e com ombré hair. Eu gosto dos meus cachos, tem dias que eles ficam lindos, definidos, encorpados, mas tem dias que, mesmo usando um leave in ótimo ele fica UÓ. Acho que essa é a vantagem do cabelo liso/alisado, você sabe exatamente como ele vai ficar todos os dias, então não entra em pânico ao pensar que, justamente no dia em que você tem AQUELE evento, ele vai ficar feio. Por isso, gosto tanto de fazer escova quando quero ficar mais arrumada, pois tenho certeza de que ele vai ficar bonitinho naquele dia (além de gostar de variar um pouco no visual). Mas, por outro lado, faço bem menos escova do que gostaria porque tenho muuuito cabelo e normalmente os cabeleireiros reclamam do trabalhão que é escová-lo e, consequentemente, cobram uma pequena fortuna pelo serviço – isso aqueles que sabem como escová-lo, porque não é pra qualquer um.
      Por isso, apesar de ter medo de perder os cachos, volta e meia opto por uma progressiva ou uma selagem, para deixar os fios menos volumosos e facilitar o cuidado no dia a dia e, principalmente, facilitar as escovas. Às vezes o resultado delas é ótimo (cabelos a la Gisele Bundchen), às vezes é péssimo (cabelo esticado, sem forma, sem vida), mas acho que compensa esse risco. O que não compensa é o risco de estragar o cabelo definitivamente, cair, ou outras histórias que a gente vê por aí… Por isso tenho ficado com medo de fazer de novo. Mas queria muito, muito mesmo, encontrar algo que tornasse o meu cabelo um pouco mais fácil de lidar, de escovar… Certamente variaria muito mais o visual do que vario hj. Quando é que vão encontrar algo tão bom quanto a selagem e a progressiva só que sem detonar nossos cabelos e nossa saúde? Poxa vida… 🙁
      Bjs

    24. Andressa Pereira disse:
      02/24/2014 às 11:03

      Tudo bem Gleice? eu ja fiz selagem uma vez faz 2 anos e desde entao nao fiz mais, e dai passei a usar chapinha todo dia mesmo, e como resultado se deu um cabelo quebradiço, eslástico, com queda, e aqelas pontinhas brancas, dai procurei um cabeleireiro e ele me endicou a nova linha Seda revitalização e reposicao de massa que é ótima, usei apenas uma vez e ja vi resultados, e tbm reduzi a chapinha, faz isso e aceita seus cachos que sao lindos e vc nao vai se arrepender ta?!.. bjs ;*

      • gleici disse:
        06/28/2014 às 11:01

        obrigada pelas dicas, gatita!

    25. Ana Paula Soares disse:
      03/14/2014 às 12:38

      Meu cabelo ao natural e enroladissimoooo sempre ao sair tinha que unta-lo de cremes e cremes o que me causava oleosidade e queda. a 6 meses fiz selagem e estou muito satisfeita e me sinto muita mais livre e arruma. em questao dos fracassos como algumas colegas ja mencionaram, eu acho que quando se faz um tratamento tao prolongado sem dar uma pausa realmente enfraquece nao so os cabelos mas tb o bolso…e e bom mudar pra variar…um tempo com cabelos enrolados…outro com cabelos lisos e ai vai! minha experiencia com cabelos lisos esta um sucesso. Beijos e flores!!!

    26. Maria Gracilene Santos disse:
      03/24/2014 às 14:34

      olá…bom gostaria de saber de vcs meninas, pois, vi que muitas tem um certo conhecimento sobre o assunto. Estou em processo de transição e queria saber como faço com a raiz do meu cabelo????Fazia a algum tempo relaxamento e parei, estava detonado, mais o problema é a raiz…fica muito alta no processo de transição. o que faço p não ficar a raiz altae sim descida sem usar produto químico? por favor, me ajudem!!!!

      • gleici disse:
        06/28/2014 às 11:04

        gata vc conhece o grupo cacheadas em transição?

    27. Pandora Parizzi disse:
      04/03/2014 às 15:44

      kakakakaka…adorei a a “frase de efeito”: Desocupada é a mãe. Amei cara…muito legal…

    28. Pandora Parizzi disse:
      04/03/2014 às 16:26

      Olá Gleici e companhia ilimitada. Uma vez, meu antigo professor de química discutiu em classe se o processo de pranchar o cabelo é químico ou físico. Todas as meninas disseram que era físico. Ele disse: errado. É QUÍMICO. O calor da prancha quebra as ligações primarias, secundárias, terciárias e quaternárias entre as proteínas. e quando elas voltam a se agrupar novamente, nunca se agruparão como antes. Uma única vez é o suficiente para o cacho lindo que Deus te deu ir embora, para nuca mais voltar.Ai meus Deus: Tô com vontade de morrer.

    29. PRISCILA disse:
      04/17/2014 às 19:59

      mas como como cuidar, de forma pratica, de um cabelo crespo/cacheado??? O.o

      • gleici disse:
        05/26/2014 às 0:54

        entre num grupo chamado cacheadas em transição no fb :*

    30. Camila disse:
      05/05/2014 às 16:54

      Oi!
      Muito bom seu post. Eu faço selagem uma vez por mês e já desconfiava há algum tempo dos malefícios do produto que se diz tão “inofensivo”, e seu depoimento me mostrou que está na hora de parar…. Infelizmente =/ Quero usar meu cabelo natural, mas ele tem ondas super indefinidas, é meio liso na frente e ondulado atrás… bem estranho.
      Eu queria saber se cauterização tem formol, qual sua opinião. Fiz só uma vez e não alisou absolutamente nada, mas durante o processo também é necessário fazer escova e chapinha, o que me faz desconfiar também. Ficaria agradecida se alguém me respondesse, por favor! E também queria saber quais máscaras de hidratação são realmente boas, porque paguei caro numa máscara Argan e não hidratou nada o meu cabelo!

      • gleici disse:
        05/05/2014 às 20:06

        Você deve perguntar isso no salão, não sei quais produtos usam pra dizer se tem ou não. Quanto aos tratamentos, de uma olhada no post sobre cronograma
        Capilar 🙂 beijo!

    31. Aline disse:
      05/21/2014 às 12:14

      Amiga, tem uma pagina no face para ajudar quem quer largar a química e voltar aos cabelos naturais. Cacheadas em Transição.
      Muito bom! Lá vc tem apoio e vê o resultado de algumas meninas depois de alguns meses sem usar qualquer química.

      Espero que tenha ajudado

    32. Rosana disse:
      05/22/2014 às 10:30

      tenho o cabelo crespo e fino, to querendo fazer selagem, sera que é uma boa opção ??

    33. Rafaela disse:
      05/28/2014 às 19:43

      Gleice, dos 13 aos 16 eu fiz escova japonesa. Meu cabelo é muito volumoso e bem cacheado da raíz às pontas, mas naquela época eu não sabia cuidar dele, então acabei cedendo ao alisamento. Só que meu cabelo também cresce muito rápido, ou seja, em 3 meses a raiz tava enorme e “inchada”. Chegou um momento que eu cansei, nunca tive paciência pra ficar no salão e ainda gastar 200 reais a cada 3 meses me matava (mesmo o dinheiro sendo da minha mãe, já que eu não trabalhava hehehe), me inspirei na Shakira, Ana Paula Arósio e Thais Araujo e deixei meu cabelo crescer e voltar ao normal. Foram 4 anos nesse sofrimento, tendo que fazer chapinha todo dia e olha que nem ficava muito bom!! Mas não me arrependo, hoje em dia (estou com 24 anos) todo mundo (mesmo!!) elogia meu cabelo, aonde quer que eu vá !! E os homens sempre comentam e elogiam, já até me falaram que sou original só por deixar meu cabelo natural!! hahahaha Muitas mulheres já me falaram que se inspiram em mim pra poder deixar o cabelo natural, sem chapinha e afins, acho o máximo. Eu sou sempre a primeira levantar a bandeira do cabelo natural. O que eu falo é que não existe cabelo ruim, existe pessoa que não descobriu como cuidar do cabelo. Dificilmente existe dois cabelos lisos iguais, da mesma forma que dois cacheados iguais. Cabelo a gente tem que observar, testar, experimentar cremes, shampoo, tratamentos diferentes até descobrir o que dá certo. Nem cabeleireiro consegue conhecer 100% seu cabelo. Pra mim chegar no que sei hoje demorou alguns anos e foi na base do quebrar a cara mesmo!!kkkk Isso tudo foi pra dizer que eu sou a primeira a te apoiar e incentivar a deixar seu cabelo voltar ao normal, é difícil mas no final vale muitooooo a pena!!

    34. michele cristina disse:
      07/22/2014 às 17:06

      o´´o

    35. Michelle Cristina disse:
      07/22/2014 às 17:08

      ki

    36. Bruna Andrade disse:
      08/05/2014 às 9:11

      Bom dia Gleice;

      Meu cabelo esta horrivel cheio de pontas duplas e quebradiços e já não sei mais o que fazer, já passei abacate, mamão, já cortei as pontas e ate pensei em fazer o selamento mais depois que lê o seu post mudei de ideia. O que eu faço para ele melhorar vc tem alguma receita para isso.

    37. Bruna Andrade disse:
      08/05/2014 às 9:16

      Bom dia Gleice;

      Meu cabelo esta horrível cheio de pontas duplas e quebradiços e já não sei mais o que fazer, já passei abacate, mamão, já cortei as pontas e ate pensei em fazer o selamento mais depois que lê o seu post mudei de ideia. O que eu faço para ele melhorar vc tem alguma receita para isso?

      • gleici disse:
        08/05/2014 às 20:30

        faça reconstrução, gata! porcure aqui no blog dicas para cabelos emborrachados

    38. Alexsandra Oliveira disse:
      08/20/2014 às 15:36

      Fiz o selante hoje pela primeira vez e só fui ler sobre o mesmo depois, e claro, não vou fazer mais. Meu cabelo já era liso antes, mas tinha um voluminho. Será que por essa única vez vou estragar meu cabelo? Segundo minha cabeleira ela fez um mais fraco. Me tira essa dúvida por favorrr!! Hahah bjs

      • gleici disse:
        08/24/2014 às 22:47

        não tem como responder isso, flor

    39. Joice Miss disse:
      09/09/2014 às 14:59

      Meninas que produto que fica bom nos cabelos cacheados! Já nem sei mais o que usar, cada um fala uma coisa já to ficando quase doida…. Me ajudem por favor!!!!!

      • Dani disse:
        11/14/2014 às 11:02

        Tem aqueles cremes tipo mousse…nunca usei, mas é bom pesquisar.

    40. Leonor Ester disse:
      10/08/2014 às 17:38

      Olá! dorei a matéria!
      Vc já ouviu falar ou conhece alguem q utilizou aqueles produtos q prometem retirar a escova progressiva?
      Já vi um anúncio a respeito, mas não experimentei, nem conheço ninguém q tenha utilizado. Gostaria de saber se funciona e como age.
      Bjs
      Ester

    41. Mariana disse:
      10/28/2014 às 15:27

      E acredita que eu sempre tive o cabelo liso meio ondulado e nunca quis alisar, além de não entender nada desses assuntos de salão. Agora to aqui revoltadíssima com o seguinte: em agosto eu quis ficar loira, e sabia que pra isso precisaria investir tbm numa hidratação mais pesada. A cabeleireira me vendeu essa tal selagem como uma hidratação que reduz o frizz, sem dizer que era um tratamento alisador (que eu nunca quis) e ainda com química! Fui lá semana passada refazer a raiz e fiz o tal selante de novo.. aí uma amiga me alertou pro quão escorrido meu cabelo tinha ficado e que devia ter formol nessa história…

      Fiquei indignada de não ter sido avisada de nada disso, além de que, com a fortuna que eu gastei alisando sem necessidade eu comprava um bom potão de Kerastase que dava conta do que eu queria… Acho que foi um pouco de inocência minha, por não saber desses assuntos, e um pouco de má fé da cabeleireira.. que horror!

    42. Andréia Rodrigues disse:
      11/10/2014 às 9:15

      Olha pessoal,nunca li tanta, lanta asneira juntas!
      Cabeleleiro virar e dizer para procurar profissional que não minta,esse já esta mentindo.Porque até tintura para cabelos tem produtos quimicos fortíssimos!Então coitado dos profissionais da area!Os clientes agora vão nos salões somente para cortar os cabelos porque se for pensar em química tudo hoje em dia tem química até a comida contém,então pessoal ficar com cabelos cacheados hoje em dia também requer cremes que contém quimica,vai gastar mais agua porque cabelo cacheado se não lavar todos os dias fica horrível não hÁ PENTE QUE PENTEIE.Sem contar na contenção da agua que esta ficando rara no mundo.Então como fazer!
      Pontas duplas nos cabelos não significa que seja quimica,pois conheço pessoas que não usam nada nos cabelos e tem cabelos danificados com pontas duplas.Isso quer dizer que cabelo precisa de corte das pontas e comida saudável e também cuidados diarios.
      Repensem antes de escrever baboseiras,voc~e ai cabeleleiro esta na area errada pois com esse pensamento daqui a pouco não vai ter mais cliente,pois se voce não pinta cabelos no seu salão então o que vc faz,pois como disse anteriormente até tinturas seja de marca famosa contém quimica na formula.É precisa urgente de outra profissão!

      • gleici disse:
        11/11/2014 às 18:22

        ô asna é quem diz asneira, né? ok, asna. não sou cabeleireira. um beijo no s2

    43. Dani disse:
      11/14/2014 às 10:59

      Oi, Gleici!
      Li sua matéria e achei super interessante. Meu cabelo antes das selagens era exatamente igualzinho o seu. Já fazem quase cinco anos que comecei a alisar o cabelo com escova inteligente, selagem e agilis. O produto agilis foi o que mais deu certo com o meu cabelo, pois não deixa o cabelo oleoso, nem ressecado e sim com um aspecto super natural. O único problema é que o cabelo fica bastante embaraçado.
      p.s.: já estou com a selagem marcada pra amanhã

      Um abraço.

    44. Miriam disse:
      11/29/2014 às 9:58

      Nossa, eu nem vou chorar com você, vou é te bater! Kkkkk brincadeira!

      Realmente seu cabelo é LINDO sem alisamentos… ele não chega ser cacheado… também AMO cabelos ruivos e já usei muito o meu.. pintava ruivo e fazia escova progressiva, cortes curtinhos estilosos. Mas os meus cabelos são bem cacheados. Então a manutenção sai super cara e trabalhosa. E pra piorar, meu cabelo bem na frente, na parta da testa não é cacheado, é frizado seco crespo, uma coisa esquisita que parece que veio de outra cabeça e não da minha! kkkkkkkkkkkkkk
      Justo na frente, o porta-retrato do rosto. Afff fico pra morrer.
      Bom, cansei de tanto alisamento, hidratação, escova, chapinha e resolvi assumir os cachos. Foi demorado, e necessário porque em seguida descobri que estava grávida e aí que não podia mesmo com as químicas.
      Cortei bem curto, na gravidez ele cresceu bem rápido e caiu também. Ficou um cabelo super comprido mas ralo… enfim. Minha filha nasceu, cresceu, e não tive mais coragem de alisar, mantenho os cachos até um pouco abaixo dos ombros, faço hidratação quando começa ficar meio gritante o ressecamento… mas o crespo da testa ainda me incomoda. Queria achar um tratamento não alisante mas que controlasse mais o volume e os cachos ficassem mais soltos e o cabelo da testa ficasse mais hidratado e brilhoso, mas ainda não achei 🙁
      Estou quaaaase voltando pros alisamentos. E pro ruivo vou voltar com certeza, só estou esperando minha segunda filha nascer (falta menos de 1 mês :D)
      Parabéns pelo blog!

      • gleici disse:
        12/05/2014 às 13:47

        aeuheauehaueaheauhea cabelo é novela demais, né? volte sempre

    45. jéssica disse:
      12/03/2014 às 9:18

      bom dia Gleici,eu tenho cabelos fininhos fininhos,ele é lisinho na raiz aaté o meio e vai ondulando até cachear as pontinhas,eu gostaria de saber se tem necessidade de fazer selante dos fios?! :/ quando escovo eles ficam beeeeeeem lisos! e tenho vontade de ir á praia rsrs e eles ficarem lisos aainda! mas vi váaarios documentários de pessoas que ja deram e o resultado não foram agradantes,issso com o longo do tempo! o que vc me diz a respeito dos meus cabelos? obrigada!

    46. Josecilia disse:
      01/10/2015 às 20:22

      eu mesma passo selante no meu cabelo, porque no salão sempre ficava toda dolorida a cabeça de tanto puxa pra la pra ca, e depois ficar lambido, quebrado, opaco etc, Comprei um pote que dura um tempão, faço como se fosse uma hidratação. Primeiro ter luvas, mascara e proteção pros olhos, não lavo os cabelos, separo metade do cabelo para 1 lado metade pra outo e prendo com uma (piranha),pego o lado esquerdo primeiro, solto pego um mechinha e prendo novamente. vou passar selante na mechinha com as mãos sem pente até ficar molhadinha passando as costas da mão na raiz varias vezes, pego outra mechinha e faço o mesmo. Quando está todo molhado de selante passo as mãos ao longo do cabelo para unificar o produto, nas pontas eu amasso como se e fosse cachear. Deixo meia hora e depois tiro só com água, sem shampoo passo um creme hidratante deixo 10 min e tiro o excesso. Pronto seco naturalmente e depois passo chapinha cacheando as pontas. fica lindo solto brilhoso e com cachos leves após tantos anos de progressiva e selante estou conseguindo sozinha trazer mais vida para meus cabelos. para dormir embolo as pontas pra dentro com os dedos e coloco uma touca de meia não muito apertada tem que ficar confortável pra não amassar muito.

    47. Gabriela disse:
      02/04/2015 às 19:37

      Estou em transição e vejo que a selagem parece provocar efeitos parecidos em muita gente, a estrutura do cabelo muda e ele ondula de um jeito bizarro e se mantém liso em outras partes. Como depende da estrutura inicial do fio, quando um cabelo é fino ele tende a absorver mais o produto. É por isso que tem gente que diz que a selagem “sai” com lavagens, cabelos mais resistentes à quimica ou mais grossos realmente recebem o produto de outro jeito. Nao foi meu caso :/ por isso estou na transição esperando para ter meu cabelo de volta. Adorei o texto! Espero encontrar outras transitetes da selagem

    48. Nany disse:
      02/11/2015 às 15:37

      Boa tarde, Gleici quero muito te contar a minha historia e te pedir ajudar de como melhorar meu cabelo. Gosto muito do seu blog pois vejo que voce gosta muito de ajudar a nois. Entao fiz selagem em Julho de 2014 e retoquei agora em Janeiro de 2015. Porem meu cabelo não é mais o mesmo, esta com ponta dupla,tripla etc, dando nó, e estranho. Ex: o fio esta uma parte fina e na metade começa a ficar grosa fazendo tipo uma ladeira e meu cabelo antes ele so era ondulado nas pontas e a raiz lisa. Hoje ela esta ficando grossa e antes de retorcar agora em Janeiro ele estava fazendo umas ondas na raiz e nunca foi assim. Fui na conversas dos outros e me arrependo. Era melhor ter deixado como estava so pranchava e pronto ficava bem mais natural, gostaria de saber se há possibilidade do cabelo voltar ao normal? Fiquei sabendo que é + ou – 3 anos. Obrigada meninas : *

    49. Nayara disse:
      02/11/2015 às 21:35

      Oii, vc sabe se a selagem vegettal da aquaflora também danifica assim o cabelo?

      • gleici disse:
        02/21/2015 às 13:55

        não sei, olhe os ingredientes

    50. carla costa disse:
      03/07/2015 às 9:44

      Olá!
      Obrigada pelo alerta sobre a selagem e recomendação para não usar o “tratamento”.
      Meu cabelo é natural, porém estou sofrendo com frizz e n sei como tratá-los. Uso creme e reparador antifrizz, mas não está resolvendo. Não sei mais o q fazer. Pode me ajudar?

    51. Larissa Ramalho santos disse:
      03/24/2015 às 15:06

      Fiz selagem térmica em meu cabelo só que ele está com um cheiro ruim e já lavei 3 vezes e não quer sair o que devo passar no cabelo para sair o cheiro (eu uso apenas Shampo e condicionador )

    52. […] Mais sobre o assunto  […]

    53. Gleice Carla disse:
      04/29/2015 às 12:22

      Olá Gleice.
      Nunca fiz selagem mais estou doida para experimentar o produto e também com muito medo de danificar o meu cabelo! Estou pesquisando a dias para ver os prós e contra do processo químico mais ainda não tenho certeza nem que sim eu vou usar nem que não eu não posso usar. Eu uso química na raiz do meu cabelo você pode me da uma dica sobre o assunto?

    54. jany disse:
      06/22/2015 às 19:35

      Oi meu cabelo é muito cacheado e sem forma gostaria de aliza-lo qual melhor relaxamento Pra ele ficar totalmente lizo

    55. Gabrielle cristine disse:
      07/16/2015 às 23:20

      Gente oiii !! Antes acontecia muito isso cmg, eu sempre gostei de mexer sozinha no meu cabelo, luzes , tintura tudo … resumindo fui do preto ao loiro numa semana , mais meu cabelo sobrevive sempre bom ! Ate vermelho ja passei dps de uma semana tirei escureci e fiquei loira denvo ! Como consegui isso ? Meu cabelo e naturalmente liso , fino sem volume . Mais com tanta quimica eles ficam rebeldes neh . Eu faco humectacao com oleo de coco, uso shampo pantene ( ja usei os profissionais p mim nao rola) tmb hidratava com hidratacoes profissionais misturado com acucar, mel. E a unica selagem que deu certo , naturalidade e recuperou sem as pontas ficarem com aparencia de espiga foi amend liss intense ( sem formol , a bese de amaranto , cisteina e aminoacidos essenciais) e tmb o uso da morte subta hidratacao recuperadora da Loola ! Atualmente fiz luzes em menos de 15 dias , usando a morte subta recuperei todo meu cabelo ninguem acredita que eu so lavo nem uso secador e incrivel!! Agora quanto a selagem da amend ( qie tem nme de progressva) ela nao tem nem cheiro nem quando usa a chapinha , lava no msm dia meio litro custa em media 100,00 da usar muito, hidrata da brilho ate molhado ta hidratado nao fica elastico e compativel com qqr quimica, deixa cheiroso , reduz o volume mais nao de uma vez se for muito volumoso , demora umas 4 aplicacoes! Testei varias coiffer , inoar , mandioca , varias ….. que nem lembro mais ate botox, escova inteligente(essa regassou meu cab) amend liss impossivel quem nao gosta !!!

    56. leticia disse:
      09/16/2015 às 15:19

      Olá , fiz o uso da selagem durante mais ou menos um ano ,e não tem jeito,mais cedo ou mais tarde os efeitos negativos vão aparecer ..meus cabelos ficaram extremamente frágeis, com pontas quíntuplas kk e a raiz super oleosa , não exista hidratação que desse jeito ,até o momento que tive que tomar uma decisão pelo bem do meu cabelo e larguei a progressiva de vez. Já faz aproximadamente 2 anos que não uso nenhuma quimica em meu cabelo e posso garantir para vocês que meu cabelo atualmente é “outra coisa” sem falar que o desenvolvimento (crescimento) melhorou muuuito! e o que posso dizer para vocês é que vale super a pena ..bjos

    57. Rafaela disse:
      10/14/2015 às 10:04

      Gleice, vc tem uma ótima aparência, parabéns.
      Estava pesquisando sobre selante, pois estava pensando em fazer. Nunca fiz.
      Felizmente, vc deu a resposta que eu procurava e a conclusão que cheguei foi a de que é melhor ter cabelos saudáveis do que esteticamente impecáveis. A hidratação natural que se inicia nas raízes é muito importante, e no meu caso, que tenho cabelos longos, um reparador de pontas pode ser de ótima ajuda.
      Obrigada pelas dicas.

    58. luma disse:
      10/16/2015 às 14:51

      Acabei de fazer uma coloração e fikou muito quebrado meu cabelo. Queria saber se posso passar selagem após a coloração? Sera qui vai tirar esses quebrados?

    59. Mari disse:
      10/21/2015 às 22:52

      Oioi ! Eu quando pequena tinha cabelos cacheados porem com o passar dos anos e a adolescência chegando o fio dele mudou e ficou mt feio.. Sou adepta da selagem e nunca me queixei de nada ! Sempre gostei muito e nunca houve nenhum problema ! Até que decidir fazer luzes ! Ali sim estraga o cabelo completamente.. Enquanto a selagem n tenho o q me queixar só elogiar ( a que eu faço e mtmt boa)

    60. Deize disse:
      12/16/2015 às 10:46

      Oi Gleici,será que VC poderia me passar aquela receitinha porreta de azeite+ bepantol pra que eu possa parar de vez com a progressiva e cuidar dos meus cachos! Beijos

    61. Taiana disse:
      12/23/2015 às 9:04

      Olá, a selagem sem formol tem esses efeitos negativos?

    62. Mari disse:
      12/29/2015 às 13:24

      Fiz selagem uma vez a 2 meses atrás e estou extremamente arrependida. Sempre fiz escova progressiva e nunca deixou meu cabelo assim como na selagem. Nos primeiros dias ficou lindo mas agora meu cabelo está horrível gente, secou de uma tal forma que nem parece o meu cabelo, fiquei chocada!! Estou fazendo muita hidratação e passando óleo de azeite pois ouvi falar q é bom, caso não resolva terei q passar a tesoura 🙁

    63. Sirlene disse:
      01/18/2016 às 7:17

      Então, eu tava pensando em fazer, acho que já desistir. :/

    64. Carine disse:
      01/18/2016 às 14:40

      Falando em definitivas… Definitivamente escolham meninas… Tintura ou selagem progressiva, descoloração para luzes ou selagem progressiva. Nunca mas nunca façam os dois, mesmo que em épocas diferentes. Não se pode ter tudo. Nunca confie em cabeleireiros que aceitem fazer luzes ou tintura sabendo que vc já tem uma progressiva nos fios ou vice versa. Obs. Abandonei relax/definitiva com l’oréal (7 anos) xtenso, para iniciar progressiva com formol (somente retoques de raiz) há dois meses por recomendação do meu indicadissimo novo Cabeleireiro. Tô analisando e avaliando os resultados mas estou gostando pois foi o único procedimento que alisou de verdade deixando uma aparência bem natural. Meu cabelo é tão resistente a alisamentos que foi necessário primeiramente 1 aplicação de tioglicolato fraco para logo após iniciar a progressiva (em raiz virgem somente e somente). Tintura? Nunca! Mas sempre TONALIZEI de preto azulado pois sou cheia de cabelos brancos (Casting Creme Gloss l’oréal). Meu cabelo tem o comprimento “bate na bunda”. Tenho em casa e recomendo tratar com a linha Córtex Lipidium da l’oréal pelo menos uma vez cada dois meses. Essa linha é para tentar recuperar o que eu mesmo estraguei usando xtenso em casa sem ajuda de um profissional.

    65. sueli disse:
      03/27/2016 às 9:53

      gostaria de saber se eu fazer selagem ela fica quantos meses

      • amanda disse:
        04/29/2016 às 15:00

        eu fiz durou 4 a 5 meses na ora ficou mt bom mais depois q acabou meu cabelo ficou mt ressecado e com mt friiz

    66. amanda disse:
      04/29/2016 às 14:54

      eu fiz selagem e escova progessiva acau com meu cabelo meu cabelo era lindo era cacheados agora ficou ressecados com friiz o que eu faço?

    67. Ariane disse:
      06/17/2016 às 17:38

      Oi, Gleice! Eu sempre visito seu blog, mas nunca comentei nada, mas agora tenho uma dúvida: E quanto ao selante vegetal da Aquaflora? Ele me parece ser um produto diferente desses selantes, ou eu estou enganada?
      Eu pinto meu cabelo de ruivo, então estou com medo de aplicar mais químicas que isso…

    Deixe o seu comentário!

    O seu endereço de email não será publicado • Campos obrigatórios não podem ficar em branco