• Como se manter criativo

    Não queria começar filosofando e nem divagando demais, mas acho que um dos grandes dilemas que vivemos hoje em dia é a estranha e complexa noção do tempo, ao mesmo tempo que temos muita coisa para fazer temos uma tendência enorme a ficarmos entediados e insatisfeitos com a nossa vida. O tempo quase voa e a gente as vezes para e percebe que só estamos nos dedicando às coisas que nos desgastam. Daí bate aquele vazio, sabe? Tipo quando está faltando alguma coisa, tipo quando está faltando criar algo, inovar, repensar, mudar. E acho que tudo isso pode ser resolvido de uma forma: se mantendo criativo. E criatividade não tem a ver somente com criações artísticas, tem a ver com tudo que você PODE criar e renovar na sua vida, que vai desde o seu cabelo e maquiagem (estudando por exemplo um pouco de visagismo), até a decoração da sua casa, ou da festa de aniversário do seu amigo, ou então até mesmo criando uma seleção de músicas do tipo x ou y naqueles dias que você acorda e sabe que vai ser muito cansativo e você precisa de umas doses de energia a mais pra movimentar sua criatividade.

    Fuçando um pouco na internet achei esse vídeo do grupo TO-FU, que por sinal é do Japão. O vídeo se chama 29 WAYS TO STAY CREATIVE (29 maneiras de se manter/ficar criativo).

    video okLink do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=vGgrw-ghc2I

    Existem dicas básicas e preciosas nele, que mudam pouco a pouco nossa forma de pensar a criatividade como sendo algo importante pra nossa rotina. A dica número 1 pra mim é a mais legal, fazer listas! E de combo a número 2 também ajuda muito nisso, que é carregar um caderninho para todos os lugares. Gente, eu sou a pessoa das listas, colo listas pela casa toda nas paredes e definitivamente não consigo viver sem elas, organizo minha vida e minhas novas ideias nesses pedaços de papel. E falando um pouco sobre listas me vem muito a cabeça um site chamado Pinterest, que tem muita coisa bacana pra se ver e se guardar, nesse site é possível criar álbuns com interesses específicos e guardar suas ideias de forma mais organizada.

    pinterest ok

    Eu gosto de por exemplo manter minha criatividade pelo Pinterest em relação à projetos de decoração da minha casa, roupas/estilo no geral, tatuagens, e também em relação aos ensaios fotográficos que eu faço. Por exemplo, parto de um conceito e vou trabalhando e aperfeiçoando ele através das referências que acho no site, crio um álbum com essas referências, e o mais legal, mostro pros clientes, para que eles tenham uma ideia melhor do que eu pretendo criar enquanto fotógrafa. Depois vou fazer um post dedicado só à como se manter criativo na fotografia! 🙂 que tal? Aqui está o link do meu usuário no site.

    pinterest 2 ok

    Gosto muito também das dicas 6 e 7, pare de se castigar e faça pausas. Gente, vamos nos cobrar menos e viver a vida com mais leveza? Isso dá um up na criatividade de qualquer um! E em seguida vamos praticar a dica 10, que é estar aberto. Uma vez que nos abrimos pro novo tudo se revigora e melhora.  As dicas 12,14 e 15 são ótimas! Obtenha feedback, não desista e pratique, pratique, pratique! Isso vale para qualquer coisa na vida, é importante que em tudo que façamos a gente também leve em conta a opinião das pessoas, e as críticas construtivas (destrutivas não, xô inveja!) delas, pra que possamos evoluir, melhorar, tendo noção de que podemos muito mais, e que nossa criatividade não tem limites.  A dica 17 é a mãe da criação, VÁ A ALGUM LUGAR NOVO, veja novas possibilidades, novas pessoas, novos rumos, e seguindo a dica 20, arrisque-se! Uma pessoa que gosta de ler pode procurar uma nova biblioteca, uma pessoa que gosta de fotografar pode procurar uma nova paisagem, uma pessoa que gosta de vivenciar pode e deve procurar novas vivências. E por fim as dicas 25 e 28 fecham com a cereja no topo, vamos parar de tentar ser perfeitos, nós não somos perfeitos, ninguém é, aquela blogueira rica também tem problemas emocionais, vamos idealizar menos e criar mais, vamos nos divertir mais!

    Por fim, eu comilona que sou queria compartilhar com vocês uma forma de se manter criativo na cozinha (mesmo que você tenha váááárias restrições alimentares, por exemplo vegetarianismo ou até mesmo veganismo). O site Yummly é simplesmente genial, e sempre que estou sem criatividade entro nele e faço aquela receita deliciosa que todo mundo fica babando.

    yummly ok

    No site a maioria das receitas estão em inglês, logo é preciso escrever os ingredientes em inglês (oi, google tradutor). Funciona assim, na página inicial você coloca o ingrediente chave da receita, como vocês podem ver na foto anterior coloquei Chocolate, pressionei enter, e ele me redirecionou para uma nova página que tem esse menu lateral à esquerda (próxima foto). Nesse menu você pode escolher os ingredientes que você quer que a receita contenha, e os ingredientes que você NÃO quer, além de poder escolher por exemplo o tempo de preparo máximo da receita, o tipo de dieta alimentar que ela se encaixa, a técnica usada e a nacionalidade da receita.

    YUMMLY 2 okPor exemplo. Gente, um dia eu tinha somente pão de forma e ovo em casa, coloquei os dois ingredientes no site e adivinhem só, fiz um egg in a basket! Muito good, legal e criativo!

    eggs ok

    Bom, é isso galera, espero que tenham gostado da postagem e que repensem um pouco como as pequenas coisinhas e atitudes podem fazer diferença na nossa vida para nos mantermos mais criativos, e nos sentirmos mais úteis e vivos. Existem muitas ferramentas que podem nos ajudar, que vão desde cadernos até plataformas online. Agora não tem mais desculpa pra viver só como mero espectador!

    Beijocas

    [fbcomments]

    2 comentários

    1. Garota Carioca disse:
      10/14/2013 às 16:02

      Para nós blogueiros é muito importante (e às vezes difícil) nos manter sempre criativos, né?

      Essas dicas são ótimas, procuro sempre pôr em prática essa coisa de estar sempre indo a lugares novos, fazendo coisas novas, conhecendo pessoas diferentes… isso ajuda muito a crescer como pessoa, inclusive!

      Beijos!
      Clarissa Carino
      (blog Uma Garota Carioca)

    2. Links legais da semana | Lila Pink disse:
      10/14/2013 às 22:33

      […] desocupada é a mãe tem um post sobre legal de como se manter […]

    Deixe o seu comentário!

    O seu endereço de email não será publicado • Campos obrigatórios não podem ficar em branco